O poder transformador do marketing de conteúdo

wordpress, blogging, writing-923188.jpg

O marketing de conteúdo tem se tornado muito importante para o mundo dos negócios e das empresas. Está no conteúdo toda a força que vai despertar no consumidor o interesse na sua marca.

Apesar das discussões e da sua importância, criar conteúdos poderosos não é uma tarefa muito fácil. Para que seja um marketing de conteúdo robusto, é preciso ter qualidade para que alcance o máximo de eficiência.

Investir em criação de conteúdo relevante é uma prática que as empresas vêm adotando e estimulando cada vez mais. No conteúdo a seguir, vamos mostrar os impactos que um marketing de conteúdo, quando bem pensado, pode fazer no seu negócio.

A jornada do Marketing de Conteúdo

Quando falamos em criar conteúdos que podem transformar o seu negócio, estamos falando de conteúdos bem elaborados e estratégicos.

É preciso aliar as técnicas com textos verdadeiros e que consigam atingir o público que deseja consumir o seu serviço ou produto.

Dessa forma, é possível ser assertivo e conquistar relevância nas redes sociais e nos mecanismos de buscas. Como consequência, as vendas crescem consideravelmente.

As empresas já entenderam que não basta ter um bom produto para vender. É muito importante saber vender, se posicionar, atravessar o consumidor e interagir com ele.

No entanto, não é simplesmente criar conteúdo por conteúdo. É um caminho a ser percorrido, uma jornada, e vamos mostrar os impactos de como pode decolar o seu negócio. 

Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia direcionada com o objetivo de engajar com o seu público-alvo e ganhar relevância, posicionamento, e conquistar novos clientes ou aumentar as suas vendas.

Ao produzir conteúdo de relevância, você entrega ao consumidor muito mais do que produtos ou serviços, você leva benefícios para ele.

Seja através de textos, vídeos, ebooks, newsletter, posts em redes sociais, o importante é levar soluções para os problemas que às vezes o consumidor nem sabe que tem.

É estar sempre à frente do problema e apresentar a solução. Dessa forma, você educa o consumidor.

Mas, para isso, existem estratégias e elas são fundamentais para um marketing de conteúdo de sucesso.

Como é a estratégia

Para construir conteúdos poderosos, é preciso seguir algumas etapas estratégicas e ter uma metodologia definida para guiar todo o processo.

Na Pipa Copy, desenvolvemos a metodologia PIPA, que consiste em quatro etapas:

  • P (planejamento): momento de descoberta do projeto, objetivos, quais serão os conteúdos desenvolvidos, busca das palavras-chaves e construção do esqueleto de todo o conteúdo
  • I (investigação): investigar a persona, fazer uma verdadeira análise do público-alvo e uma grande pesquisa para fundamentar os conteúdos
  • P (prática): início da construção dos conteúdos, sejam eles textos, vídeos, posts, ebooks, blogs até o momento da entrega para o cliente
  • A (ação): momento de entregar o conteúdo e acompanhar de perto os resultados

O Marketing de Conteúdo não finaliza quando entrega o projeto. Ele começa, de fato, após a entrega, acompanhando os resultados referente ao tráfego, posicionamento nos mecanismos de busca, SEO, entre outros.

Agora vamos às vantagens de construir ou contratar serviços de marketing de conteúdo.

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Quando você se posiciona bem nos mecanismos de buscas, por exemplo, o engajamento da sua marca ou negócio vai deslanchar. É nesse ponto que está o pulo do gato.

Segundo pesquisas do site Earthweb, são feitas 6,3 milhões de pesquisas no Google por minuto. O mundo está hiperconectado e é um caminho sem volta.

A TV aberta vem caindo de audiência e popularidade ano após ano. Segundo dados da Kantar Ibope, a TV a cabo também vem decaindo de público.

O grande poder está na internet e nas redes sociais. E esse poder está, literalmente, na palma da sua mão.

Produzir conteúdo relevante é a forma mais eficaz de colocar o seu site ou o seu blog na primeira página do Google. Além disso, esse conteúdo precisa ser atraente.

Ele precisa convidar o internauta para que ele dedique um tempo consumindo aquele conteúdo e compre o seu produto ou o seu serviço.

E vamos apresentar em seguida as principais vantagens, dentre as milhares, de utilizar Marketing de Conteúdo no seu negócio.

Bom posicionamento nos mecanismos de buscas

Com as técnicas necessárias de SEO, o seu site vai aparecer nas primeiras pesquisas dos mecanismos de busca.

ós do

É comprovado que as empresas que utilizam e adotam as estratégias de Marketing de Conteúdo têm muito mais acesso e visitas em seus sites. E quanto mais conteúdo produzir, mais o número aumenta.

Chegando primeiro na imensa lista do Google, é muito mais fácil convencer o leitor de que o seu negócio tem relevância no mercado.

Aumento de engajamento

Em primeiro lugar, para falar de engajamento, precisamos entender o que ele significa na prática. Engajamento é quando o seu público cativo participa ativamente dos seus conteúdos.

É isso que o seu negócio precisa: engajamento. Ele busca construir uma relação de proximidade com aquele público que acompanha os seus conteúdos e que são potenciais compradores.

Mora aí a importância de construir um conteúdo de muita qualidade.

Geração de leads

Agora vamos falar de um assunto um pouco mais técnico: funil de vendas. O que todo mundo quer é vender.

É exatamente isso que você quer com o seu negócio: gerar muitas vendas.

Mas antes da efetivação da venda existe um grande funil de captação de leads. Nem sempre um lead vai ser convertido em comprador ou consumidor.

Mas ele é muito importante para o seu negócio.

Independente de comprar ou consumir, ele vai passar pelo processo de tomada de decisão. E os conteúdos que serão criados é que vão determinar a ação final do lead.

Às vezes, esse lead é apenas um consumidor que quer ser educado pelo seu conteúdo. Nem sempre ele vai educar.

Mas o conteúdo gratuito do seu site, blog ou rede social é tão relevante que ele se torna público cativo.

E, com certeza, vai indicar o seu negócio para outra pessoa, aumentando esse funil. Portanto, gerar leads é muito importante e é o que queremos.

Aumento de vendas

Depois de gerar leads, o seu conteúdo vai ajudar a guiar o consumidor ou cliente na tomada de decisão.

Quanto mais persuasivo e estratégico for o conteúdo, mais impacto ele terá na hora da decisão.

O bom e verdadeiro conteúdo não tem foco exclusivo em vender, mas sim em levar um benefício para quem o consome.

Lembra o que falamos aqui no início desse artigo? Essa é a fantástica e incrível jornada do marketing de conteúdo.

Quanto maior a relevância, maior o engajamento.

Quanto maior o engajamento, maior o número de leads.

Quanto maior o número de leads, maior o número de vendas.

É uma cadência. Faz parte do processo!  

Como é a produção de conteúdo?

Produzir conteúdo requer bastante planejamento e um padrão a seguir. Sem contar, claro, da técnica, que é fundamental.

É de suma importância ter muita qualidade em todos os materiais, por isso é necessário seguir uma metodologia.

Veja a seguir as etapas da construção de conteúdo.

Descoberta do projeto

Assim que uma demanda entra na nossa esteira de projetos, a etapa inicial é fazer um grande mergulho e entender todas as suas particularidades.

É uma etapa fundamental e construída a algumas mãos. Para que o resultado seja efetivo com o desejo do cliente, é preciso que a análise seja minuciosa.

Análise de conteúdo

Nessa etapa, o time faz uma imersão no segmento do cliente. Caso o cliente já tenha conteúdos publicados, é hora de entender o que foi feito e as referências utilizadas.

É nesse momento que entendemos, de fato, os caminhos que ele usou até o momento e pensar em estratégias de como decolar ainda mais o seu conteúdo.

Caso o cliente esteja começando agora a pensar em marketing de conteúdo, cabe a nós apresentar as estratégias e direcioná-lo.

Precisamos ser consultivos.

Um grande voo em pesquisa

Depois de analisar o briefing do parceiro e analisar os conteúdos, é hora de decolar os conhecimentos em pesquisas.

Embora o parceiro ofereça possibilidades de referências, o profissional responsável pelo marketing de conteúdo busca por novos campos de descoberta de material.

Dessa forma, será possível construir um conteúdo de qualidade e robusto e entregar para o parceiro além das suas expectativas.

A escaleta do conteúdo

Um termo muito conhecido no universo dos roteiros e transferido para a metodologia PIPA é o conceito de escaleta.

Escaleta nada mais é do que um plano estruturado de visualização de um roteiro como uma espécie de plano de voo bem detalhado. É o planejamento da narrativa.

Sim, o termo vem de “esqueleto”, justamente como uma referência ao que ele de fato representa.

Aqui, no marketing de conteúdo, a escaleta é de suma importância, mas pensando na estruturação de um texto específico para a internet.

É aqui que o nosso time começa a desenvolver o conteúdo e a aplicar todos os conceitos de SEO.

Redação e SEO

Nessa etapa crucial, o time já tem todo o caminho das pedras para a construção do conteúdo e é hora de mãos à obra.

Pensamos muito na otimização em SEO e vamos trabalhar para que seja um conteúdo forte e robusto.

Revisão de conteúdo

Com o texto pronto em mãos, chegou a hora da revisão. Após uma análise criteriosa, o texto passa por aprovações internas e chega à esteira final.

É uma revisão detalhada e de ponta a ponta. É uma etapa crucial para o sucesso do conteúdo.

O SEO passa por uma dupla checagem, garantindo que esteja otimizado.

O time analisa as imagens que acompanharão o conteúdo e garante a qualidade.

Além disso, o cliente pode pedir alteração sempre que for necessário.

Conclusão

Agora, com toda a criação de conteúdo finalizada, chegou a hora de lançar para o mundo e acompanhar todos os resultados.

É importante lembrar que o trabalho de SEO e marketing de conteúdo é como o de uma formiguinha: um processo que não é rápido.

Quanto mais você investir em marketing de conteúdo, mais resultado você vai ter a médio prazo.

Durante todo o nosso processo de trabalho, o cliente tem participação ativa nas etapas. Ele terá acesso à esteira de trabalho e vai acompanhar passo a passo da produção criativa da nossa equipe.

É um trabalho minucioso e colaborativo.

Contratar os serviços da Pipa Copy vai levar o seu negócio para outro patamar. Não é simplesmente alavancar os seus negócios.

É decolar o seu negócio por meio do marketing de conteúdo.

Decidir contratar serviços de uma agência especializada nesse tipo de estratégia é a melhor opção.

Caso a sua empresa tenha um time de conteúdo, a agência potencializa a sua equipe. Caso não seja necessidade contratar, a agência entregará conteúdos robustos e estratégicos.

É o caminho mais efetivo, ainda mais quando falamos de grande volume de material.

Se a sua empresa busca por um marketing de conteúdo inteligente, conheça os pacotes da Pipa Copy.

Escrito por:
Pedro Arbex - fundador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima